iniciativas VIRTUAIS
Dia Internacional dos Museus 2023:
"Que museu quero criar?"
Eis as propostas para a criação imaginária de novos museus, recebidas em resposta ao desafio da Associação Casas com Histórias em https://www.casascomhistorias.pt/post/um-desafio-para-18-de-maio-dia-internacional-dos-museus-que-museu-quero-criar, que pretendeu dar voz aos públicos dos museus e recolher reflexões pessoais sobre este tema.
Agradecemos estes contributos, representativos de perspetivas diversas e verdadeiramente criativas para a concretização do nosso projeto virtual, colaborativo e comemorativo.
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023:
"Património e Mudança"
Sé do Funchal, notável restauro do tecto
Teatro Municipal Baltazar Dias, uma jóia do Funchal
Em Machico, uma casa do séc. XIX bem conservada
Sé do Funchal, notável restauro do tecto
A galeria de imagens "Registos do Património 2023" resultou das respostas recebidas pela Associação Casas com Histórias ao convite formulado em https://www.casascomhistorias.pt/post/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-2023-um-convite-da-associacao-casas-com-historias, que pretendeu contribuir para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023 e a reflexão que ele suscita.
Estes registos fotográficos ilustram exemplos de património de proximidade (num sentido abrangente, classificado ou não) olhados de forma positiva - casos da Sé Catedral ou do Teatro Municipal Baltazar Dias e de uma das "Escolas dos Centenários" salva da demolição - ou negativa pela negligência na sua conservação ou simples esquecimento ou indiferença, todos a merecer maior destaque, conhecimento, proteção, divulgação.
Agradecemos os contributos para a concretização deste projeto virtual, colaborativo e comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, que se celebra sob o tema "Património e Mudança", destacando o potencial do património enquanto "elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação".
Dia Internacional dos Museus:
"Museu do quotidiano 2022"
Catedral de Sevilha: quando uma alma é atraÃda para a história todo o quotidiano se torna uma vivência dos mistérios do passado. Sara Beatriz A. Faria
Mobula birostris, nome comum Manta ou Jamanta: espécime doado ao Museu de História Natural do Funchal em 1932. Esta espécie está classificada pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) em perigo de extinção. Tânia Chaves, MHNF
O meu treino de remo ao fim do dia. Graça Fernandes, Lisboa, Maio 2022
Catedral de Sevilha: quando uma alma é atraÃda para a história todo o quotidiano se torna uma vivência dos mistérios do passado. Sara Beatriz A. Faria
O nosso "Museu do quotidiano 2022" virtual emergiu destas 20 respostas ao desafio da Associação Casas com Histórias em https://www.casascomhistorias.pt/post/um-desafio-da-associaco-casas-com-historias-para-o-18-de-maio-dia-internacional-dos-museus, que pretendeu lançar uma reflexão alargada sobre a representação do presente.
As imagens são ilustrativas de diversas interpretações do quotidiano, desde as grandes questões da atualidade - distantes e próximas - às observações e vivências pessoais de trabalho e lazer, incluindo a evocação de bens móveis do passado valorizados ou reutilizados no presente.
Agradecemos estes contributos criativos para a concretização do nosso projeto virtual, colaborativo e comemorativo, que regista uma representação diversificada do património cultural e emocional pessoal e coletivo dos nossos dias.
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021:
"Captando o Património de proximidade":
Arquivo ACH - DIMS 2021
Arquivo ACH - DIMS 2021
Arquivo ACH - DIMS 2021
Arquivo ACH - DIMS 2021
Para comemorar esta efeméride em 18 de abril de 2021, a Associação Casas com Histórias solicitou a todos os interessados o registo fotográfico de algo que lhe seja próximo e que entenda merecer maior destaque, conhecimento, proteção, divulgação: um vestígio material, pequeno ou grande, escondido, evidente ou evocativo, pelo qual passa frequentemente sem lhe dar grande atenção, mas que gostaria que fosse preservado como o seu monumento ou sítio pessoal ou a memória dele.
Partilhamos aqui os resultados da participação nesta iniciativa comemorativa virtual. Ver mais em https://www.casascomhistorias.pt/post/dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios-18-de-abril