top of page

As voltas da pandemia

  • zearaujo1
  • 17 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Caros/as Associados/as e Amigos/as

2021 foi um ano de consolidação e crescimento da nossa associação e reservámos para o final do ano a partilha com o público de alguns dos projetos concretizados, para além das nossas habituais propostas no "varrer dos armários".

Afinal, a mais recente vaga da pandemia inviabilizou o nosso programa para o final de dezembro de 2021 e o mês de janeiro de 2022.

Embora não podendo partilhar pessoalmente convosco esses percursos ainda natalícios, não queremos deixar passar estes dias sem recordar-vos que ainda poderão aceder a três lugares que destacamos pelos seus presépios, diferentes nas abordagens e nos objetivos e por todas essas razões merecedores de uma visita atenta. E assinalamos ainda outro lugar que poderemos continuar a admirar durante este e todos os outros anos.

Exposição permanente “Musealização da Lapinha do Caseiro”

Até 22 de janeiro de 2022. Museu Etnográfico da Madeira - Ribeira Brava.

Entrada livre.


A Lapinha do Caseiro (Francisco Ferreira, santeiro autodidata, 1848-1931), no Monte, foi um dos mais célebres presépios da Ilha, mantendo-se durante décadas como uma das grandes atrações do Natal madeirense. Adquirida pelo Governo Regional, foi cuidadosamente estudada, restaurada e incorporada no acervo do Museu Etnográfico da Madeira, passando a integrar, a partir de 2021, o percurso da exposição permanente deste museu. https://cultura.madeira.gov.pt/agenda-cultural123/2792-exposicão-“musealização-da-lapinha-do-caseiro”.html


Visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas

Até 18 de janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30. Entrada livre


Ano após ano, maravilhamos-nos com a capacidade de renovação desta sempre aguardada exposição, encontrando nela sempre inesperados motivos de atenção, proporcionados pelas diferentes propostas museográficas que se vão sucedendo. 2021 não foi excepção, como poderá comprovar quem ainda não o fez.


Mega-presépio do Curral das Freiras

Até 16 de janeiro

Entrada: 1€

O grande presépio anualmente preparado e dinamizado pela Associação O Refúgio da Freira, reflectindo os chamados "usos e costumes" locais, regressou em 2021, com as precauções devidas em tempos de pandemia. Pode ser vîsitado ainda este fim de semana, bem como o presépio da IgrejaParoquial, cuja montagem, em cada ano, cabe aos representantes de um dos sítios da freguesia. O bom tempo convida a este imperdível passeio ao Curral das montanhas magníficas, das tradições arreigadas e das delícias gastronómicas, com destaque para os licores da época.


Ainda e sempre, os tectos mudéjares da Sé do Funchal


E finalmente, deixamo-vos neste início de 2022 como concluímos o ano que findou: extasiados ante os magníficos tectos mudéjares da Sé do Funchal recentemente postos a descoberto como há séculos não era possível vê-los, após um longo e criterioso processo de restauro. A nova iluminação estará diariamente disponível na Sé a horas específicas, pelo que poderemos continuar a apreciá-los demoradamente durante todo o ano, evocando a peça "From the Dark, Symphonic Poem n.º 1" composta por Pedro Macedo Camacho e executada pela OCM aquando da inauguraçao deste restauro: https://www.youtube.com/watch?v=zcUWhmc1N4U


Depois deste algo atribulado início de ano, fiquemos bem e saudáveis em 2022, capazes de concretizar os nossos projectos e de apreciar as realizações alheias.

A Direcção da Associação Casas com Histórias

 
 
 

Comments


bottom of page