top of page
Buscar
zearaujo1

Casas, Pintura e Cinema, um convite recebido e reencaminhado


 Filipa Venâncio, "A Sala da Senhora": Take 1 e Take 2; 2023 -2024


Caros associadas/os e amigas/os


A Associação Casas com Histórias (ACH), empenhada em  registar e divulgar memórias das casas  já demolidas ou existentes e das pessoas que as habitaram ou habitam,  revê-se na pintura de Filipa Venâncio e nos seus textos, como este de abertura da exposição "Playground”, na Galeria Marca de Água (abril - junho 2019):

"... aquele que é o meu território de investigação na pintura: a compulsão por casas, por projectos que problematizam uma certa ideia de espaço e de lugar, quer seja interior ou exterior, existente ou já demolido; o apelo por volumetrias arquitectónicas, simultaneamente desniveladas, complexas, labirínticas, impossíveis de habitar e de descrever; construções simples, sofisticadas, com anexos, recantos, passagens, alpendres e sacadas; vazias, recheadas, despojadas ou repletas de objectos e detalhes insignificantes e valiosos e o puro exercício da pintura, a atração cada vez maior pela cor do cimento e a inapelável necessidade de perseguir e apropriar-me da pele das paredes, camada sobre camada, tela sobre tela em narrativas enviesadas ou não".



A 24 de julho de 2019, uma das "Tertúlias das Casas com Histórias" da ACH, que teve lugar na cafetaria da Casa-Museu Frederico de Freitas, recebeu Filipa Venâncio para nos falar das "suas" casas, partilhando com os participantes algumas das memórias e impressões pessoais que transbordam da sua pintura: https://www.filipavenancio.pt/.


Em abril de 2020, em plena pandemia, duas das suas pinturas ilustraram o post da ACH "O 25 abril e as casas do antes e depois":


Os textos de Filipa Venâncio são frequentemente dedicados à temática das casas na (sua) pintura, como Cinco assoalhadas ou cinco depoimentos sobre cinco pinturas, in TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º5 - Espaços (Des)Habitados | (Un)Inhabited Spaces, Funchal: UMa-CIERL/CMF/IA. translocal.cm-funchal.pt/2019/05/02/revista05/, ou   A casa e a evocação do cinema, publicado em Cinema e Território, VARIA nº7, 2022, UMa, p. 121: https://ct-journal.uma.pt/article/view/29643.


Por todas estas referências que nos aproximam de Filipa Venâncio, associamo-nos à divulgação da mesa-redonda com Ana SalgueiroCarlos ValenteRui Campos Matos Teresa Norton Dias sobre pintura, arquitetura e cinema. Este encontro, que assinala o encerramento da sua exposição "A Sala da Senhora - Take 2", 

terá lugar na lugar na Quinta Magnólia, na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, pelas 18H. A não perder!


Fiquem bem.


A Direcção da Associação Casas com Histórias

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page