top of page

Jornadas Europeias do Património: sábado, 26 de Setembro

  • zearaujo1
  • 19 de out. de 2021
  • 4 min de leitura

Arquivo ACH - 24-9-2020


Caras/os associadas/os e amigas/os


Neste último fim de semana de Setembro celebram-se as Jornadas Europeias do Património (JEP).

As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, lançada em 1985 com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural. São o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.



O tema escolhido para as JEP é, em 2020, Património Educação, "evocando o papel do património na educação e o papel da educação no património, bem como a riqueza e a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros. A Educação tem sido sempre, aliás, um dos pilares fundamentais na celebração das JEP. Ao ter como preocupação o envolvimento de pessoas de todas as idades, pretende-se criar um legado que evidencie o potencial do património como ferramenta de aprendizagem e de inspiração para o futuro" (in www.patrimoniocultural.gov.pt.).


Associação Casas com Histórias nas JEP 2020:

percurso temático pelas antigas escolas da freguesia do Curral das Freiras


Neste link, em "Busca", poderão seleccionar Distrito (na verdade, deixou de o ser em 1976, quando se tornou Região Autónoma): Madeira; Concelho: Câmara de Lobos; Tipo de atividade: Percursos orientados;

Local: Curral das Freiras.

Aqui encontrarão a nossa proposta integrada no programa nacional das JEP 2020, um percurso temático pelas antigas escolas da freguesia do Curral das Freiras, uma das quais desactivada e afeta a novas finalidades que mantêm uma ligação ao património material e imaterial e à sua divulgação.

Vamos reconhecer a casa de habitação onde funcionou a antiga Escola Primária das Casas Próximas até à década de 1960, a Escola Básica do 1º ciclo do Curral das Freiras que a substituíu após 1966 e o edifício onde funcionou a Escola Básica do 1º Ciclo da Seara Velha, cuja construção fez parte do "Plano dos Centenários" (o 3º centenário da Restauração da Independência em 1940 e o 8º centenário da Independência de Portugal em 1943), projeto de construção de escolas primárias em larga escala, desencadeado pelo Estado Novo entre 1941 e 1969. Projectada desde 1955, a sua construção só ocorreria entre 1961 e 1962. Já na 1ª década do século XXI, evidenciaram-se as más condições do seu funcionamento, sendo desativada e em 2008 substituída por um novo edifício escolar com maior capacidade e melhores condições.Posteriormente recuperada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, esta antiga escola acolhe desde 2011 a sede da Associação Refúgio da Freira, que

aí desenvolve diversas actividades de pesquisa e divulgação do património etnográfico desta freguesia, que se reflectem em especial na preparação e realização do mega-presépio

que é já um ex-libris do Natal no Curral das Freiras.


Confirmem a vossa participação para: casascomhistorias.info@gmail.com

E em tempos de pandemia, tragam a vossa máscara!

Encontramo-nos às 15H junto às piscinas do Curral.



As Escolas do Plano dos Centenários


O Plano dos Centenários, empreendido durante o governo de Salazar, entre 1940 e 1960, ambicionava que o ensino primário abrangesse todo o território nacional. Foi regulado por Duarte Pacheco, Ministro de Obras Públicas e Comunicações, que impôs uma interligação entre a estandardização dos edifícios escolares, conservação das raízes da tradição da arquitectura portuguesa e identidade estética de cada região. Ao longo do tempo e em consequência da diminuição da natalidade, desertificação local e implantação de novos planos escolares, essas escolas sofreram deterioração ou abandono, tendo-se perdido, em certa medida, o sentido para que foram edificadas.

Algumas das construções escolares do Plano dos Centenários continuam a servir o fim para que foram edificadas; outras, abandonadas viram, desde há alguns anos, ser apontada a sua reabilitação e potencial adaptação a novas funções, turísticas – restauração ou alojamento - ou culturais, como os exemplos dos links seguintes ilustram. Outras foram demolidas, nalguns casos já muito degradadas, noutros apenas por não ter imperado a sensibilidade para a sua preservação.

Fiquem bem, aproveitando o bom tempo de Outono e a extensa programação das JEP 2020 connosco, no Curral das Freiras, ou noutras iniciativas na RAM e em todo o país a 25, 26 e 27.

Para o nosso banco de dados de "casas com histórias", solicitamos que partilhem connosco memórias e imagens das casas que foram as vossas escolas ou de casas que já foram escolas em tempos, hoje abandonadas ou afetas a novas funções. A Direcção da Associação Casas com Histórias Imagens anexas:

As imagens anexas da antiga escola da Seara Velha, hoje sede da Associação Refúgio da Freira, foram-nos cedidas por esta associação, à qual se deve a iniciativa da preservação deste edifício escolar abandonado, que veio a ser recuperado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos


Para saber mais sobre as Escolas do Plano dos Centenários:

Dissertação de mestrado em História da Arte Contemporânea, Féteira, João Pedro Frazão Silva

O Plano dos centenários - As escolas primárias (1941-1956) , Jun. 2013

Dissertação de mestrado em Arquitectura. Rodrigues, Carlos José Marques

Escolas do plano dos centenários : reabilitação da Escola Primária de Paderne, Nov.2013.




 
 
 

Comments


bottom of page