top of page

Um desafio para 18 de maio, Dia Internacional dos Museus: que museu quero criar?

  • zearaujo1
  • 8 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Caros associados/as e amigos/as


Celebrado anualmente a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, promove, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Para 2023, o ICOM seleccionou o tema Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar.



O "bem-estar" individual e coletivo associado aos museus conhece no séc. XXI novas formas de expressão. Desde que outros paradigmas emergiram, não cessamos de surpreender-nos com a criatividade e a multiplicidade de propostas. Muitos encontram a inspiração e o empenho para musealizar uma realidade pessoal ou alheia, partindo de uma coleção de objetos/conceitos expostos de forma física ou virtual.


Há museus virtuais e há coleções recém-criadas expostas em edifícios dedicados ou em museus ao ar livre; coleções fixas como o nosso muito estimado Museu da Inocência, inventado num livro de Orhan Pamuk antes de este escritor o criar em Istambul (https://en.masumiyetmuzesi.org/), ou itinerantes como no seu início o Museu dos Corações Partidos (agora já fixo em Zagreb, Croácia), surgido em 2006 do fim do relacionamento do casal Olinka Vistina e Drazen Grubisic (https://brokenships.com/) ou o mais recente Museu do Fracasso (https://museumoffailure.com/).

E aqui estamos a lançar-vos mais um desafio, o 4º no âmbito das nossas iniciativas virtuais (galerias temáticas de imagens disponíveis em https://www.casascomhistorias.pt/iniciativas-virtuais): Que museu gostaria de criar? Pessoal e familiar ou conceptual; local ou mundial; baseado numa coleção de objetos ou de ideias; físico ou virtual? Neste exercício criativo, todos os museus são possíveis: - “The future of museums is inside our own homes” ("o futuro dos museus está dentro das nossas casas") - ponto 11 do documento “A modest Manifesto for Museums” disponível no website do Museu da Inocência, Istambul:https://en.masumiyetmuzesi.org/page/a-modest-manifesto-for-museums

- "Museums should honor the everyday, not just the extraordinary" ("os museus devem honrar o quotidiano, não apenas o extraordinário"). Ariana Curtis: https://www.ted.com/talks/ariana_curtis_museums_should_honor_the_everyday_not_just_the_extraordinary Contamos consigo para nos facultar uma imagem e sua legenda (ou pequeno texto explicativo), que transmita o museu que idealmente gostaria de criar. Como sempre, as imagens recebidas até ao dia 17 de maio serão tratadas de forma anónima e publicadas em galeria no site da Associação Casas com Histórias no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Agradecemos antecipadamente os contributos criativos para a concretização de mais este projeto virtual, colaborativo e comemorativo.

Fiquem bem.

A Direção da Associação Casas com Histórias

 
 
 

1 Comment


c.gcaldeira
May 17, 2023

MÃOS .... COM E PARA VIDA


Mãos com arte, de trabalho, de partilha, de amor

mãos com vida e com propósito de dar continuidade a esta espécie animal que somos nós humanos

Like
bottom of page